Lançamento do livro Panela Sergipana: sabores da terra de araras e cajus

Rumos Itaú Cultural: lançamento online com bate-papo livro que resgata alimentos e receitas de comunidades rurais sergipanas

Estão abertas as inscrições para participar, via plataforma Zoom, do lançamento do livro Panela Sergipana: sabores da terra de araras e cajus, da pesquisadora Paloma Naziazeno, que acontece no dia 21 de abril, às 17h, dentro do projeto virtual Quanto mais a prosa invade, mais a poesia resiste. Na ocasião, acontecerá um bate-papo, realizado pelo curso de Jornalismo Gastronômico, de Juliana Dias e Juliana Venturelli. Para participar, é só enviar um e-mail para: gastronomicojornalismo@gmail.com.

A obra, contemplada pelo Rumos Itaú Cultural, foge dos livros já conhecidos de receitas e resgata alimentos esquecidos, memórias, valoriza a história da gastronomia sergipana como patrimônio imaterial, preenchendo uma lacuna de publicações voltadas para a peculiaridade da culinária alternativa de comunidades rurais. Panela Sergipana trás tradições seculares no manuseio e preparação de receitas não mais presentes no cotidiano alimentar de núcleos urbanos mais desenvolvidos.Foram percorridos 12 municípios sergipanos, vistos pelo ponto de vista da comida. As cidades foram escolhidas justamente por causa dos alimentos pesquisados e, mesmo assim, alguns lugares originais que estavam no projeto foram cortados do resultado, pois os alimentos estudados não existiam mais.

O volume também conta com o trabalho da fotógrafa documental Melissa Lee Warwick, produzindo material fotográfico acerca dos alimentos e das pessoas que os cultivam, e da chefe de cozinha Seichele Barboza, que ressignifica os ingredientes, assinando 14 receitas, trazendo-os para a linguagem gastronômica contemporânea.

Deixe um comentário