Receita de sorbet de caqui

Receita de sorbet de caqui

Originário da China e do Japão, o caqui se deu muito bem por aqui devido ao clima tropical brasileiro. Uma das frutas dessa estação, é fonte de licopeno que atua no sistema imunológico, auxiliando no combate a muitas doenças, inclusive o câncer e doenças cardíacas. “Além disso, é uma boa fonte de vitamina C, que atua na imunidade, no sistema antioxidantes e na produção natural de colágeno no nosso corpo”, aponta Renata Guirau.

Rico em fibras, o caqui ajuda na função intestinal e por ser uma fruta doce, apresenta um teor de carboidratos de, em média, 30g na mesma porção de 100g. “Isso faz dele uma fruta energética e ótima para sobremesas (ver receitas)”, completa a nutricionista.

O caqui tem aproximadamente 120 Kcal para cada 100g de fruta, o que é um pouco acima da média do valor calórico das frutas. “Por isso pessoas com restrição a frutose, como os diabéticos, devem priorizar seu consumo como sobremesa de refeições como o almoço e o jantar. Isso porque a fruta isolada tem absorção mais rápida e pode alterar a glicemia de um diabético”, aponta Renata.

“Quando ingerido junto com fontes de proteínas e gorduras, como as carnes, a digestão fica mais lenta e a liberação do açúcar também, influenciando menos no aumento da glicemia”, explica.

Na hora de escolher a fruta, a cor da casca do caqui deve estar entre o tom alaranjado e o vermelho. É importante observar que a casca esteja íntegra, sem bolores. “Se a casca tiver alguma rachadura, ou a polpa estiver muito amolecida deverá ser consumido mais rapidamente”, orienta.

A nutricionista indica o consumo do caqui in natura em lanches ou como sobremesa das refeições principais. Pode ser incluído em receitas como geleias, sorbet, tortas doces, mousses e pavês. Algumas receitas salgadas também podem incluir essa fruta, como molhos para massas, saladas e canapés.

Agora que você conhece os benefícios e a história do Caqui, está na hora de colocar a mão na massa com essa receita compartilhada pelo Oba Hortifruti.

Ingredientes:

  • 3 caquis bem maduros
  • 3 col de sopa de açúcar
  • Suco de 1 limão

Preparo:

1) Descasque e bata os caquis em um mixer.

2) Acrescente o açúcar e o suco de limão e bata novamente.

3) Leve ao freezer por cerca de 2 horas.

4) Retire a massa do freezer e bata novamente no mixer. Outra opção é levar a massa antes mesmo de congelar direto para uma sorveteira.

 

Sem comentários

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.