Soul Kitchen promove debate sobre a Amazônia

No dia 3 de setembro, o coletivo gastronômico Soul Kitchen de São Paulo recebe em seu espaço, nos Jardins, convidados especiais para um debate sobre a Amazônia e o projeto Vai Tapajós, que é realizado há 5 anos. O evento contará com profissionais como Alexandre Mutran, gerente de comunicação regional da TV Globo e que participou do Fórum da Virada Sustentável contando sobre a iniciativa Verdejando; o chef William Ribeiro, que cozinhou no Vai Tapajós; Alexandre Pernet, um dos idealizadores do projeto, entre outros.

O objetivo é promover um diálogo sobre como realizar um turismo sustentável por meio da cultura e gastronomia, como desenvolver negócios de impacto, falar sobre ações positivas que estão sendo feitas, que tragam benefícios e investimentos para a região ao longo de todo ano.

No dia 3/9, coletivo promove uma discussão sobre ações que estão sendo feitas por profissionais e comunidades por meio do turismo sustentável, cultura e gastronomia, e que geram benefícios para a região há 5 anos

“Em um momento como esse, em que se faz necessário falar sobre tudo o que vem acontecendo na Amazônia, queremos trazer um debate para mostrar também o que tem sido feito de positivo na região e de que forma podemos ajudar ainda mais com um turismo sustentável que fomente a economia local, preservando o bioma”, explica Pernet.

Além do debate, haverá também um jantar exclusivo, com menu tapajônico preparado pelo premiado chef Saulo Jennings, da Casa do Saulo – considerado o melhor profissional do Norte por dois anos consecutivos pela Prazeres da Mesa (2018 e 2019) em parceria com Paulo Yoller, do restaurante Meats, de São Paulo, que será o chef participante do Ano Novo de Alter do Chão este ano.

Vai Tapajós

Durante o ano todo, diversas iniciativas são realizadas dentro do Vai Tapajós. O projeto Lambe Lambe retrata o cotidiano de moradores que fazem a diferença e lutam diariamente pelo desenvolvimento econômico sustentável da região Amazônica e o Cozinha Tapajós, que tem por objetivo compartilhar conhecimento gastronômico, proporcionar debates e intercâmbios entre profissionais e comunidade. O festival valoriza a culinária tapajônica e busca aproveitar melhor os alimentos.

Em 5 anos do Réveillon Vai Tapajós, realizado pelo Soul Kitchen e Espacial Turismo, o evento já recebeu mais de 4 mil pessoas. Cento e vinte pessoas que trabalham todos os anos são nativas e grande parte do sucesso do projeto. Desde a cozinha até o apoio geral do evento, sempre muito receptivas com o público, o que faz com que a experiência seja ainda mais inesquecível.

Também foram registrados, só em 2018/2019, mais de 600 passeios de voadeiras contratados e cerca de 800 pessoas em hotéis e pousadas. O projeto promove o turismo e consumo consciente com o uso de copos biodegradáveis, cuias das comunidades, banheiros químicos certificados e coleta de lixo seletiva. No total de todas as edições foram mais de R$ 13 milhões em investimentos diretos.

Deixe um comentário