Confira a fala do Embaixador Do Ba Khoa na Câmara dos Deputados

Confira a fala do Embaixador Do Ba Khoa na Câmara dos Deputados

O Embaixador do Vietnã no Brasil, o Sr. Do Ba Khoa, fez um discurso para a Sessão Solene na Câmara dos Deputados em Homenagem ao Aniversário das Relações Diplomáticas entre o Brasil e o Vietnã. Confira a íntegra o discurso do Embaixador em sua fala pelo fortalecimento das relações comerciais e de cooperação entre as duas nações:


Sua Excelência, Sr Rodrigo Maia, Presidente da Câmara dos Deputados,

Excelentíssimo Sr Deputado Federal Roberto Pessoa,

Estimados deputados federais,

Gostaria de, em nome da Embaixada do Vietnã, agradecer ao Sr Presidente e a Câmara dos Deputados pela organização desta sessão solene em Homenagem ao Aniversário dos 30 anos das relações diplomáticas entre Brasil e Vietnã.

Desta sessão solene, queria transmitir ao Sr Presidente Rodrigo Maia, a todos os deputados/deputadas federais e ao povo brasileiro, os melhores votos de boa saúde, muita felicidade e muitos sucessos da Presidente da Assembleia Nacional do Vietnã, Sra Nguyen Thi Kim Ngan.

Também gostaria de expressar meus sinceros agradecimentos aos deputados, senadores federais e diplomatas de várias épocas do Brasil pelos seus incansáveis ​​esforços e contribuições para cultivar a parceria abrangente Vietnã-Brasil ao longo dos anos, aqueles que, sem seus esforços e determinação, os resultados da cooperação bilateral não poderiam ser tão bons e maravilhosos como são hoje em dia.

Senhoras e Senhores,

No dia 08 de Maio de 1989, os governos do Vietnã e do Brasil emitiram uma declaração conjunta sobre o estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países.

Trinta anos não é um período longo nas relações entre nações. O mais importante para o Vietnã e o Brasil foi que, nos últimos 30 anos, os dois países reconheceram a posição de cada país na região e no mundo, o potencial e as oportunidades para cooperação e, decididos, trabalharam juntos para tomar medidas apropriadas afim de desenvolver e aprofundar constantemente seus laços em todos os sectores.

A confiança e a vontade política entre os líderes, o governo dos dois países têm sido cada vez mais fortalecidas e facilitaram o intercâmbio de delegações, incluindo delegações parlamentares e o fortalecimento do quadro legal para a cooperação com a assinatura de 16 acordos, protocolos e memorandos de cooperação em vários campos que vão da ciência e tecnologia ao transporte marítimo e aviação civil, da agricultura à saúde e do comércio ao turismo, da diplomacia governamental à diplomacia pública e da cooperação nacional à cooperação descentralizada.

  O melhor entendimento bilateral possibilitou também a valorização da tradição de apoio mútuo e recíproco nas instâncias das Nações Unidas e das organizações internacionais, melhorando conjuntamente sua posição na região de cada um e no mundo.

A parceria abrangente entre os dois países foi ampliada e aprofundada também em áreas como a diplomacia parlamentar, entre grupos parlamentares, entre cidades, localidades dos dois países e organizações de amizade.

A cooperação comercial é um ponto marcante no relacionamento bilateral, com o aumento constante do valor do intercâmbio comercial ao longo dos anos. Em 17 anos, de 2001 a 2018, o valor comercial bilateral aumentou 155 vezes. Em oito anos, de 2010 a 2018, o valor comercial bilateral incrementou mais de 04 vezes. O valor comercial bilateral de 4,5 bilhões de dólares em 2018 transformou o Vietnã no maior parceiro comercial do Brasil na ASEAN e o quinto maior parceiro comercial do Brasil na Ásia. Em 2019, é possível que o comércio bilateral chegue a 5 bilhões de dólares. Vietnam deseja estudar com Brasil e Mercosul possibilidades de negociações de um Acordo do Livre Comércio Vietnã-Mercosul.

Senhoras e senhores,

Após 30 anos de amizade e cooperação, o Vietnã e o Brasil construíram uma plataforma sólida de relacionamento, com confiança e determinação política compartilhadas. Estou convencido de que, na base dessa plataforma, os dois países continuarão a aproveitar novas oportunidades a ser criadas pela Renovação no Vietnã e reformas em curso no Brasil e trabalhar juntos para abrir uma nova etapa de relacionamento e elevar a cooperação bilateral a um novo e mais elevado patamar e alargar a cooperação regional Vietnã-Mercosul

Nesta ocasião, em nome do Governo e do Povo do Vietnã, gostaria de reafirmar o compromisso e os esforços do Vietnã em desenvolver e aprofundar a parceria abrangente com o Brasil – o parceiro da primeira importância do Vietnã na América do Sul. Queria convidar o Sr. Presidente da Câmara e os deputados a visitar Vietnã e participar nesses esforços conjuntos.

Obrigado pela sua atenção!


Fonte da foto: jornalista Fabiana Ceyhan.

Sem comentários

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.