Do básico ao avançado: Otávia Sommavilla lança Enciclopédia dos Bolos

https://www.3talheres.com.br/parrilla-beer-lanca-cardapio-harmonizado-com-cervejas/

Sinônimo de comida afetiva, o bolo conforta a alma, alegra o espírito e alimenta o corpo ao marcar presença nas mais variadas situações, seja como acompanhamento de um prosaico cafezinho, seja como estrela em uma festa comemorativa, como aniversário ou casamento. Produzi-lo é uma arte ao alcance de todos, pensa a confeiteira Otávia Sommavilla. E, se depender dela, qualquer pessoa pode dominar os conhecimentos para tirar do forno bolos incríveis – dos mais simples aos mais elaborados. Basta seguir os ensinamentos e as receitas que ela selecionou para a Enciclopédia dos Bolos, um lançamento da Editora Melhoramentos.

Otávia organizou o conteúdo em três níveis: básico (volume 1), intermediário (volume 2) e avançado (volume 3). Uma coleção imperdível para quem ama esse tipo de preparo. Para o primeiro volume, ela elencou receitas muito fáceis de fazer, como o Pão de ló básico, o Chiffon, o Angel cake, o Bolo de tapioca, o Brownie, o Bolo de nozes e delícias de liquidificador de vários sabores (chocolate, fubá, maracujá, iogurte), sem deixar de lado opções de receitas veganas e sem glúten. Ela também é generosa nas informações e dicas para facilitar a tarefa, desde a escolha dos ingredientes.

Expert no assunto, a confeiteira Otávia Sommavilla topou o desafio da Editora Melhoramentos e assina a obra Enciclopédia dos Bolos, em três volumes, com uma seleção incrível de mais de 240 receitas, técnicas e estilos

No segundo volume, a confeiteira apresenta receitas e técnicas um pouco mais elaboradas, trazendo bolos com recheios e coberturas. Entraram em sua seleção o Bolo clássico de aniversário, o tradicional Bolo gelado, o Bolo de morango e lichia, o Cheesecake, o Bolo de rolo, entre tantos outros, que abrangem desde opções para o lanche da tarde até para aquelas comemorações especiais. Já o terceiro volume reúne técnicas variadas de confeitaria artística, como pasta americana, glacê real, flores de açúcar e modelagem de bonecos. Entre as receitas, há incríveis bolos esculpidos, bolo de andares, entremets, cake pops e cupcakes decorados.

Quando a Editora Melhoramentos propôs o desafio de elaborar uma obra o mais abrangente possível sobre o tema, Otávia não pensou duas vezes e mergulhou de cabeça no projeto. “Os livros de gastronomia em geral sempre foram uma paixão e uma inspiração para mim desde o início da adolescência”, comenta. Ele estruturou o trabalho em seu ateliê para dedicar bastante tempo ao projeto, que teve início em 2018. Os primeiros seis meses foram dedicados a pesquisa e estruturação do conteúdo.

Receitas testadas e aprovadas!

A tarefa foi facilitada pela intimidade que a confeiteira tem com o tema. Sua paixão pelos bolos começou aos 7 anos de idade, quando ela fez o primeiro (de brigadeiro!). “Muitas das receitas e dos sabores que aparecem nessa enciclopédia vem do repertório que eu fui construindo ao longo do tempo. Algumas são uma releitura pessoal do caderno de receitas da minha mãe, outras são criações inspiradas em viagens, muitas são fruto de pesquisas que fiz para o meu trabalho”, explica Otávia, que recebeu da editora o pedido de que o repertório de técnicas e receitas da obra fossem o mais amplo possível. “Também houve uma preocupação de que as receitas fossem feitas com ingredientes e materiais facilmente disponíveis no Brasil”, completa ela.

Definidas as receitas que deveriam fazer parte da obra, Otávia passou para a etapa seguinte: a dos testes. Sim, todos os bolos presentes na obra foram testados e devidamente degustados! “Tanto minha família como minhas funcionárias levaram muito bolo para casa… E eu recebia até comentários de vizinhos de amigos, avaliando os sabores degustados”, comenta ela.

Esse é um dos diferenciais da obra. “Essa etapa é fundamental e acho interessante comentar que, às vezes, nesse momento a receita pode ganhar outra cara. Um exemplo interessante é o bolo de churros, que teria uma cobertura totalmente diferente, mas achei que ficaria doce demais. Claro que um bolo tem que ser doce, mas eu faço questão de que haja um equilíbrio na receita e nada seja excessivo”, observa a confeiteira.

A obra foi encomendada pela Melhoramentos para um conteúdo não só informativo, mas que pudesse ajudar inclusive profissionais da área e empreendedores dos seguintes ramos: padarias, restaurante, lojas de bolo, confeitarias e pequenas docerias.

As fotos, um capítulo à parte

Em livros de gastronomia, as fotos são fundamentais. Por isso, essa etapa também mereceu cuidado especial. Fotos dos bolos ilustram todas as receitas, bem como os textos introdutórios que explicam passo a passo as técnicas, de forma bem didática e detalhada. Otávia também acompanhou essa etapa. Fez a produção dos bolos e acompanhou o trabalho do fotógrafo

Emiliano Boccato. “Achei importante passar para ele como eu via cada receita”, observa ela. O livro também conta com a consultoria editorial gastronômica de André Boccato.

Sobre a autora

Confeiteira especializada na decoração artística de bolos, desde 2007 Otávia Sommavilla desenvolve projetos exclusivos para o mercado de eventos. Fez estágios na área e cursos com mestres renomados, como Margaret Braun, Colette Peters, Alan Dunn, Maisie Parrish, Debbie Brown. Estudou confeitaria vegana no Natural Gourmet Institute, de Nova York. Em parceria com a chef Morena Leite, publicou o livro Doce Brasil Bem Bolado, em 2012, e durante cinco anos foi diretora do Instituto Capim Santo, social para o mercado de gastronomia. Já se apresentou como chef convidada em importantes eventos literários, como a Frankfurt Buchmesse, FLIP Paraty e Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

Sobre a Editora Melhoramentos

Há 130 anos a Editora Melhoramentos ocupa posição de destaque nas diversas áreas em que atua, sendo referência no mercado editorial por seus milhares de títulos publicados. À frente do tempo desde sua fundação, ela se distingue pelo pioneirismo de suas obras, por seus autores e pelos avanços editoriais aos quais se dedica.

Ficha técnica:
Cada volume conta com mais de 80 receitas

Obra: Enciclopédia dos Bolos - Básico
Autor: Otávia Sommavilla
Formato: 28 x 23,5 cm
Número de páginas: 184
ISBN: 978-85-06-08409-0
Preço: R﹩ 125,00

Obra: Enciclopédia dos Bolos - Intermediário
Autor: Otávia Sommavilla
Formato: 28 x 23,5 cm
Número de páginas: 184
ISBN: 978-85-06-08410-6
Preço: R﹩ 125,00

Obra: Enciclopédia dos Bolos - Avançado
Autor: Otávia Sommavilla
Formato: 28 x 23,5 cm
Número de páginas: 192
ISBN: 978-85-06-08411-3
Preço: R﹩ 125,00

Sem comentários

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.