Festival Panighiri terá cultura e delícias da Grécia

Brasília recebe este ano uma versão diferente do famoso festival Panighiri. Por causa da pandemia, a tradicional festa grega acontecerá no estilo drive-thru neste sábado (5/9),  das 11h às 23h, na sede da Comunidade Grega (910 Norte). O público poderá conhecer melhor a cultura grega por meio de danças e músicas folclóricas, acompanhadas de pratos e bebidas típicas.

A programação também acontecerá pela internet, com lives nas redes sociais. Os interessados em participar podem aproveitar as delícias gregas pelo delivery.

O delivery de pratos da gastronomia grega fará entregas na Asa Norte, Asa Sul, Noroeste, Sudoeste, Cruzeiro, Lago Sul, Lago Norte, Guará, Águas Claras e Taguatinga.

Para compreender melhor o festival Panighiri, o 3 Talheres – Gastronomia na Capital conversou com Dionyzio Antônio Martins Klavdianos, presidente da Comunidade Grega de Brasília:

Qual a história da Comunidade Grega de Brasília?

Foi fundada em 1964 por gregos que vieram para Brasília a partir do final da década de 1950 para participar da construção da capital . Em sua maioria estes gregos se instalaram, vindos da Grécia, em primeiro lugar na cidade de São Paulo, mas vieram para a capital atraídos pela possibilidade de sucesso e riqueza na nova fronteira.

Como vocês se organizam hoje?

Temos a nossa sede localizada na SGAN 910 módulo B na Asa Norte, onde realizamos nossas atividades sociais e contamos também com uma igreja cristã grego ortodoxa aberta a qualquer cidadão independentemente de credo ou nacionalidade.

O que é o festival Panighiri e como começou?

Panighiri é uma festa típica grega realizada na época do verão na Europa na época da colheita da uva, nos moldes da tradicional festa junina brasileira, realizada na quase totalidade dos vilarejos do país, notadamente no pátio das igrejas, embora a festa seja laica. A origem é secular e tem a ver com as tradições agrícolas do país.

O que o festival representa para a comunidade grega de Brasília?

Implantamos a festa por ocasião das comemorações do cinquentenário da comunidade há seis anos atrás. Era uma das tantas atividades realizadas e o intuito era tornar um elo de ligação com a comunidade brasiliense, uma retribuição pelo tanto que recebemos da cidade. Deu certo e desde então realizamos a festa anualmente em dois dias: as últimas sexta e sábado de agosto. Este ano realizamos extraordinariamente na primeira semana de setembro em virtude da pandemia. Normalmente recebemos mais de 2 mil pessoas no evento.

Quem pode participar do festival Panighiri?

A festa é aberta e franqueada a toda a sociedade brasiliense, independentemente das suas origens.

Quais são os pratos e bebidas tradicionais que poderão ser consumidos no festival?

Carnes , massas , folheados doces e salgados, vinho grego, retsina ( uma espécie de vinho branco que deve ser tomado gelado) e ouzo (uma espécie de licor refrescante a base de anis que deve ser tomado com água gelada).

O pastitsio lembra uma lasanha. Há outros pratos que remetem a outros que são mais conhecidos no Brasil?

A base é a comida mediterrânea, portanto é possível que alguém sempre irá lembrar de algo parecido daqui ou de um país de origem quando experimentar os pratos.

Ainda sobre a gastronomia, pode citar algumas sobremesas ou doces tradicionais da Grécia?

Os doces árabes têm alguma similaridade com os gregos, são folheados ricos em nozes, mel e uma série de ingredientes diferenciados (baclavá, kadaife e galactoburico), que agradam bastante os paladares de quem gosta de doces. Há doces deliciosos para tomar com café (kourabié e malomacarono) e o iogurte natural grego, famoso mundialmente.

Existem outros espaços e festas para conhecer a cultura grega em Brasília?

Fazemos eventos durante o ano, mas estão prejudicados por conta da pandemia. Temos aulas de língua grega para brasileiros inclusive, atualmente ministradas à distância, missa ortodoxa grega aos domingos a partir das 10h30 na nossa igreja . Durante esta semana de quarta feira, dia 2/9 até sexta dia 4/9, estaremos organizando a partir das 19h lives gratuitas sobre culinária, religião, história e mitologia grega. Is interessados devem acessar nosso Instagram ou Facebook no endereço @comunidadegrega

Sem comentários

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.