No Dia do Amendoim, nutrólogo fala sobre benefícios do alimento

Neste domingo, 13 de setembro, é comemorado o Dia do Amendoim, alimento muito usado nas cozinhas brasileiras para incrementar doces e salgados, como paçocas, bolos, pães e entre outros. Mas você sabia que ele, além de delicioso, é rico em vários nutrientes e pode ajudar na sua dieta?

Allan Ferreira, nutrólogo especialista em terapia nutricional, explica que o amendoim é uma oleaginosa da mesma família das nozes, castanhas e avelãs. “Ele oferece diversos benefícios, em especial gorduras monoinsaturadas, fitoesteróis, polifenóis (principal é o resveratrol), vitamina E e ácido fólico, zinco e magnésio, além de ser rico em fibras”, comenta.

Apesar de tudo isso, ele alerta que seu consumo deve ser moderado, pois é bastante calórico. “100g de amendoim tem cerca de 600 kcal, ou 1/3 a 1/4 da necessidade diária de um adulto. O ideal é consumir diariamente a quantidade que cabe em sua palma da mão”, explica o especialista do Hospital Anchieta de Brasília.

O médico detalha as propriedades do alimento: “devido às gorduras insaturadas e os polifenóis o amendoim é saudável para o coração e artérias, a vitamina E e o resveratrol são antioxidantes que ajudam a retardar o envelhecimento e o risco de câncer, o ácido fólico ajuda a prevenir anemias”. Ele continua: “o zinco por sua vez, contribui com a saúde do sistema imune, e o magnésio ajuda no melhor funcionamento de músculos e vasos sanguíneos. Já as fibras, por sua vez, ajudam no funcionamento do intestino e a gerar saciedade”.

Dr Allan aponta que é preciso cuidado com o amendoim cru, pois ele é extremamente alergênico. Além disso, quando o consumimos dessa forma, absorvemos menos suas proteínas e outros nutrientes. Para ele é de suma importância que se compre amendoim de boa procedência, de preferência fresco, e que tenha sido inspecionado. “O controle de qualidade na produção do amendoim é de extrema importância, pois estes são suscetíveis à proliferação de fungos e, consequentemente, à contaminação por aflatoxina. Esta toxina pode levar a hepatites e câncer hepático”, conclui.

Comemore
Que tal celebrar o Dia do Amendoim com um docinho diferente feito com esse ingrediente? Para adoçar o domingo do brasiliense, o Nube Café conta com macarons de paçoca no cardápio. O doce da confeitaria de Sofia e Joana Peixoto se tornou um xodó candango e é uma excelente pedida para celebrar a data. O macaron é recheado com um clássico brigadeiro de paçoca e sai a R$ 4 a unidade. Quem quiser aproveitar a data para conhecer os macarons de paçoca pode fazer as encomendas pelo telefone (61) 99885-8481.

Nube Café
Endereço: 910 Sul (Centro Clínico Via Brasil, loja 28)
Horário de funcionamento: Segunda a sexta, das 9h30 às 18h30
Delivery: Asa Sul, Asa Norte, Lago Sul, Lago Norte, Noroeste e Sudoeste
Telefone: (61) 99885-8481
@nubecafe
Sem comentários

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.